Mulheres na tecnologia

Como fazer mais por você em profissões consideradas masculinas

Artigos

Você já notou que existem poucas mulheres na tecnologia? Em uma pesquisa realizada pelo IBGE, foi constatado que a imagem feminina representa apenas 22% das turmas que escolhem esse curso nas faculdades. Mas o mercado de trabalho vem evoluindo e já é possível notar uma mudança nesse cenário.

Ainda com base nos dados da pesquisa, nota-se que as mulheres que desenvolveram interesse pela profissão foram inspiradas por seus pais, avôs, namorados, entre outros. É bastante desafiador aprender a programar, e somando esse aspecto, com a falta de divulgação de exemplos que as inspiram e os requisitos que reforçam a ideia de que a tecnologia é um campo exclusivo para homens, acabam desistindo do plano de investir nesse segmento.

Porém, diversas mulheres enfrentaram todo o preconceito e, hoje, também estão virando CEOs e fundadoras das empresas de TI. Além de desempenharem seus papeis, inspiram as outras que pretendem seguir esse caminho, incentivando-as por meio das mídias sociais.

Alguns exemplos são: o  Programaria, um grupo feminino que ensina sobre a programação; e a Camila Achutti, que além de ser uma das colunistas no blog Mulheres na Computação, também é CEO da empresa Master Tech.

Fazer mais por você é seguir seus ideais, ir em busca do que realmente deseja para si mesma e inspirar outras pessoas.